Garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami
Garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami – Mais uma vez a Fama Amazônica vem a público denunciar , como a amazonia vem sendo saquiada por garimpeiros – Cassiterita extraída em garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami está no centro da Operação Ouro Negro, que investiga empresas e servidores envolvidos na extração e transporte do minério
A Polícia Federal deflagrou na segunda-feira (08/09) a Operação Ouro Negro, que investiga um esquema de facilitação na emissão de licenças ambientais e transporte ilegal de cassiterita extraída da Terra Indígena Yanomami.
A ação teve como um dos focos funcionários da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima (FEMARH), responsável pelo licenciamento ambiental no estado.
Fama Amazônica, em nota, a FEMARH afirmou que não houve apreensão de materiais nem condução de servidores durante a ação, apenas coleta de informações. A entidade declarou estar à disposição dos órgãos de fiscalização e reforçou o compromisso com transparência e legalidade na proteção ambiental.
O garimpo ilegal na Terra Yanomami, a maior terra indígena do Brasil, gera graves impactos sociais e ambientais na região e tem sido alvo recorrente de operações policiais e judiciais.
As investigações tiveram início após a apreensão de 2 toneladas de cassiterita em Boa Vista, capital de Roraima.
De acordo com a PF, a Ouro Negro integra a Operação Libertação, conduzida em cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709. O processo estabelece medidas para a desintrusão da Terra Indígena Yanomami, que sofre há décadas com o garimpo ilegal.
Fama Amazônica.. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Roraima, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Justiça também determinou o bloqueio de valores que ultrapassam R$ 265 milhões e a suspensão das atividades econômicas de empresas envolvidas, cujos nomes não foram divulgados.
por Almir Souza Redator
Fonte Redação Fama
Foto AAS





