Manaus

2024 cantando ‘nada do que foi será?

2024 cantando ‘nada do que foi será?. Num ano atípico, que começou com juros altos e encerrou com uma seca que impediu viagens de navios com cargas do PIM, 2023 foi pra esquecer

SEO e WEB DESIGN

Passado 2023, políticos, trabalhadores, investidores e executivos do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) têm motivos para cantarolar o verso da música “Como uma onda”, de Lulu Santos. Afinal, o ano que se foi, foi-se para se esquecer.

Ao contrário, o ano que começa tem uma onda de fatores que chamam os versos:

Imperlave MANAUS

“Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia

COPY CENTER MANAUS

Tudo passa, tudo sempre passará”.

Isso porque 2024 começa com um elenco e fatores e esperanças:

Os rios voltaram a encher e os navios já podem entrar com insumos e sair de Manaus com mercadorias fabricadas no PIM;

Programa Desenrola – a redução do grau de endividamento das famílias pode permitir maior margem para consumo;
Desaceleração do Índice de Inflação ao longo do ano, especialmente de alimentos – isso também aumenta o poder de compra do consumidor;

Queda dos juros altos, com as reduções consecutiva da taxa Selic pelo Banco Central. Isso implica em tendência de se baratear a aquisição do crédito;

Elevação da avaliação do grau de investimento do Brasil; isso atrai investidores para a economia nacional e tende a reduzir o valor do dólar;

Promulgação da reforma tributária – isso aumenta as expectativas de empresários, revela estabilidade política e traz perspectivas de crescimento econômico no longo prazo.

Por que destacar isso?

Porque o quadro de 2023, no Polo Industrial de Manaus (PIM), foi assim:

As empresas do PIM registraram faturamento de R$ 146,9 bilhões no período de janeiro a outubro de 2023.

O valor significa um recuo de 1,18% frente ao mesmo período do ano anterior.

Essa tendência de desaceleração ocorreu a partir do mês de fevereiro, quando o crescimento acumulado do ano foi de 6,87%, 0,6 p.p menor que o resultado do mês de janeiro de 2023, cujo crescimento foi de 7,47% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Mas não ficou por aí. Esse processo se intensificou a partir de maio, culminando em decrescimentos sucessivos a partir do mês de agosto, conforme se pode observar na figura acima.

Bens de informática
A redução do faturamento em 2023 pode ser explicada sobretudo pelo desempenho do Polo de bens de Informática. Este setor da indústria de Manaus detém cerca de 25% do faturamento do PIM. E este polo sofreu retração de 17% no período de janeiro a outubro, em comparação com mesmo período do ano anterior.

Motocicletas
Por outro lado, o recuo de bens de informática teve seus efeitos amortizados pelo bom desempenho do Polo de Duas Rodas (+ 18,55%) e Eletroeletrônicos (+5,07%).

Efeitos retardados da pandemia
Em relação aos bens de informática, há a seguinte hipótese para o fraco desempenho deste ano: o retorno ao trabalho presencial em muitas empresas reduziu a necessidade de obtenção de muitos equipamentos produzidos pelo setor.

2024 cantando ‘nada do que foi será?. Por exemplo, pode-se citar notebooks, celulares e computadores, para o trabalho remoto. Nesse caso, houve um ajuste da demanda após aumentos exponenciais de produção e venda de bens de informática (35% em 2020, 43% em 2021 e12% em 2022).

QUEDA
Os cálculos dos empresários e dos técnicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) prospectam o recuo de 2,2% no faturamento anual do modelo.

Mas isso em condição normal. O problema foi o ano atípico, que fechou com rios muito secos e obrigando linhas de produção pararem.

Entre essas estavam as gigantes LG, Samsung, Yamaha e Philco. Ao todo, 25 mil trabalhadores vão para casa.

Isso, certamente, impactou a produção. Da mesma forma, vai impactar no apurado do ano.

2024 cantando ‘nada do que foi será?. AMAZONAS SOBE, MAS AINDA NÃO TIRA NAVIOS DE ITACOATIARA
ZFM: HÁ UM MÊS GRANDES NAVIOS CARGUEIROS NÃO ATRACAM EM MANAUS
SECA DOS RIOS CONGESTIONA NAVIOS COM CARGAS DA ZFM NO PARÁ

por: Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Fonte: BCN
Foto: Divulgação

Almir Souza

Aqui Amazônia Acontece

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo