Camu-camu: a fruta brasileira rica em vitamina C

Camu-camu: a fruta brasileira rica em vitamina C. A Amazônia possui grande diversidade de frutas nativas e muitas são desconhecidas, consumidas apenas por animais silvestres. Uma dessas frutas pouco conhecidas é o camu-camu (ou caçari): a fruta brasileira que contém mais vitamina C, superando a acerola em 20 vezes e o limão em 100 vezes (1).
Características
A Amazônia possui grande diversidade de frutas nativas e muitas são desconhecidas, consumidas apenas por animais silvestres. Uma dessas frutas pouco conhecidas é o camu-camu (ou caçari): a fruta brasileira que contém mais vitamina C, superando a acerola em 20 vezes e o limão em 100 vezes (1).
A fruta é azeda e adstringente e é mais consumida processada na forma de sorvetes, geleias e licores, compotas, entre outros (1). Apesar do alto valor nutritivo, é pouco conhecido no Brasil, mas já é amplamente utilizada em outros países (1). O Japão e a União Européia são os principais mercados de exportação de produtos de camu-camu, como polpa, extrato e suco (3). Além disso, a fruta também é muito utilizada na indústria farmacêutica, principalmente devido ao seu alto teor de vitamina C e agentes antioxidantes (2).
Benefícios à saúde
O camu-camu é considerado uma superfruta, isto é, possui alto valor nutricional devido a sua riqueza em nutrientes, propriedades antioxidantes comprovados e benefícios para a saúde (4).
Camu-camu: a fruta brasileira rica em vitamina C. A fruta é rica em vitamina C, que atua na prevenção de infecções gerais, no combate aos radicais livres causadores de envelhecimento e como auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico (5).
Não apenas a vitamina C, mas a alta concentração de polifenóis encontradas no fruto também é responsável por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ácido fenólico, flavonóides e taninos presentes na fruta são eficazes para inibir a atividade das enzimas α-amilase e α-glucosidase, que são responsáveis pela digestão dos carboidratos. Portanto, é eficaz no controle do diabetes tipo II e complicações cardiovasculares associadas (6).
Camu-camu: a fruta brasileira rica em vitamina C. Diversos estudos podem ser encontrados na literatura para pesquisar os benefícios do camu-camu. Por exemplo, um estudo do INPA evelou o efeito do fruto do camu-camu na redução de gorduras e açúcar no sangue de adultos saudáveis (7). No trabalho de Anhê e colaboradores (8), foram feitos estudos em ratos que indicaram que o camu-camu pode ter um papel no combate à obesidade: os camundongos que foram alimentados com a fruta amazônica ganharam 50% menos peso do que os ratos que não a consumiram (7,8).
Por – Carolina Madazio Niro – Graduada em Ciências Físicas e Biomoleculares pela Universidade de São Paulo U
Fonte – Agron Food Academy
Foto – Divulgação