A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS!

A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS. Se você costuma espantar as abelhas que aparecem na sua casa, este conteúdo é para você! Apesar de assustarem algumas pessoas por sua picada dolorosa, esses pequenos insetos fazem muito mais do que apenas produzir mel. Elas são extremamente importantes para o ecossistema e, por isso, devem ser valorizadas.
Muitas pessoas não sabem, mas as abelhas estão em extinção. Sem elas, muitas plantas não poderiam se reproduzir, o que significaria uma redução na biodiversidade e na quantidade de alimentos disponíveis.
Se interessou pelo tema? Saiba mais sobre a importância das abelhas neste conteúdo!
Como vivem as abelhas?
Elas são insetos sociais que vivem em colônias. Sua principal atividade é a coleta de néctar das flores para a produção de mel. Elas fazem isso ao armazenar o néctar nas suas caixas abdominais e misturá-lo com enzimas. Assim, obtêm o mel, que é então armazenado nas células do alvéolo e usado pelos insetos como principal fonte de energia.
Quando as abelhas estão coletando néctar, elas também engolem uma pequena quantidade de pólen, que fica nas suas caixas abdominais. Ele é uma fonte de proteína usada usam para alimentar as larvas, mas que acaba gerando um importante papel na polinização das plantas.
Qual o papel das abelhas na polinização?
A polinização é o processo pelo qual o pólen das flores é transferido para outras flores da mesma espécie, permitindo que as plantas produzam sementes e frutos. Sem esses insetos, muitas plantas não poderiam sobreviver. Afinal, elas polinizam as plantas quando voam de uma flor para outra.
A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS.O pólen é uma substância que contém os gametas masculinos das plantas. Quando o pólen é transferido para as flores da mesma espécie, ele pode fertilizar as plantas.
Como a polinização impacta atividades agrícolas e o sustento das espécies?
Segundo o portal Correio Braziliense, as abelhas são responsáveis por polinizar 80% das culturas alimentares do mundo. Como a polinização é o processo que permite que as plantas produzam sementes e frutos, muitas plantas não poderiam produzir frutos ou vegetais sem ele, o que impactaria diretamente a produtividade agrícola.
E como vimos, a polinização é necessária para que as plantas produzam sementes, o que é essencial para a continuidade das espécies. Devido à importância das abelhas, muitas plantas não poderiam disseminar suas sementes, o que impactaria diretamente o sustento das espécies.
Qual é a estrutura de uma colônia?
As colônias podem ter milhares de indivíduos. Elas são divididas em três grupos: as operárias, zangões e a abelha rainha. Entenda melhor:
operárias: são as mais numerosas e são responsáveis pela coleta do néctar, a construção das células de cria e o cuidado com as larvas;
zangões: são os machos da colônia, cujo principal papel é o de fertilizar a rainha;
rainha: é a única fêmea da colônia e é responsável pela produção de novas abelhas.
A colônia vive em uma caixa chamada de alvéolo, feita de cera secretada pelas operárias. Cada célula do alvéolo serve para abrigar uma larva de abelha. As larvas são alimentadas com mel e outros alimentos produzidos pelas operárias.
A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS. Entendeu qual é a importância das abelhas para o planeta terra? Sendo assim, é interessante protegê-las. Para isso, é recomendado manter um ambiente saudável para elas, livre de produtos químicos e tóxicos. Outra forma de protegê-las é criar abrigos para abelhas solitárias, que vivem sozinhas — e não em colônias como as operárias. Porém, se isso não for possível, que tal começar não matando as que aparecem na sua casa?
Fonte: Blog-Pix Comunicção
Foto: Mauro Queiroz