Negócios

Rapadura de Cacau: Tradição e Sustentabilidade na Amazônia

Rapadura de Cacau: Tradição e Sustentabilidade na Amazônia – A tradicional rapadura brasileira ganhou um novo sabor e identidade ao incorporar o cacau à receita ensinada por nossos ancestrais. Foi assim que nasceu a Cacau Raiz, um negócio que começou de forma caseira e hoje se consolidou como fábrica artesanal, tendo a rapadura de cacau como carro-chefe e expandindo para a produção de chocolates, compotas e gelatos sem glúten ou lactose.

Amazon ECO SIGHT

Criada em meio a plantações e panelas, a iniciativa combinou memória afetiva, criatividade e técnicas de gastronomia para desenvolver um doce regional com ingredientes locais e cuidado artesanal. O resultado é um produto que carrega a essência da Amazônia e já conquistou até o mercado internacional.

TELECOMAM Rádiocomunicação

Mais que sabor, a produção carrega um compromisso ambiental e social. A fábrica utiliza embalagens biodegradáveis e reutilizáveis — que se transformam em recipientes para mudas de reflorestamento — e segue princípios agroecológicos, com atenção especial à preservação do solo, da água e da floresta.

O cacau, em grande parte cultivado no quintal da família, passa por um processo artesanal completo: colhido à mão, fermentado, seco e moído antes de se transformar em chocolate. Quando misturado ao açúcar mascavo, dá origem à rapadura de cacau, doce que rapidamente se tornou referência dentro e fora do Brasil.

Outro destaque está no fortalecimento do protagonismo feminino na agricultura sustentável. A Cacau Raiz conta com duas funcionárias fixas e uma rede de fornecedoras locais, entre elas,a agricultora que cultiva 1,2 mil pés de cacau sem o uso de agrotóxicos .“Ter essa parceria  com outra mulher que valoriza o nosso trabalho é muito importante”, destaca Selma.

Segundo Almir Souza, da Revista Fama Amazônica, a rapadura de cacau representa muito mais que um doce:

“Ela simboliza a união entre tradição, inovação e respeito à floresta, fortalecendo a economia local e inspirando novas gerações”.

por Almir Souza-Redator Hacker Free Lancer
Fonte Redação Fama
Foto AAS

Almir Souza

Aqui Amazônia Acontece

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo