Manaus

Amazônia em Alerta: O avanço das drogas e o abandono social

Amazônia em Alerta: O avanço das drogas e o abandono social – As drogas tomaram conta do Amazonas, da Amazônia e, sem sombra de dúvidas, do Brasil. No Amazonas, a situação segue de mal a pior. Nossos governantes fazem vista grossa para um problema grave, que destrói famílias e compromete o futuro de milhares de jovens. Vivemos um verdadeiro caos, que atinge todos os lugares e setores da sociedade.

Amazon ECO SIGHT

No interior, o cenário é ainda mais alarmante. A ausência de policiamento tem permitido que o tráfico domine cidades inteiras. A população paga o preço. Jovens estão sendo tragados por esse mal silencioso e devastador que corrói valores, destrói sonhos e ameaça comunidades inteiras.

TELECOMAM Rádiocomunicação

Um dos exemplos mais tristes é o município de Atalaia do Norte, que recentemente ganhou o noticiário mundial. Há pouco mais de um ano, a região na fronteira com o Peru — distante mais de mil quilômetros de Manaus — foi palco do trágico assassinato do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Philips.

Com menos de 20 mil habitantes, Atalaia do Norte sofre com a ameaça constante do tráfico de drogas e da pesca ilegal. O município ocupa uma das últimas posições no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre os 5.570 municípios brasileiros. E, embora tenha havido avanços, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) continua abaixo da meta, o que se traduz em crianças e adolescentes sem o aprendizado adequado em matemática e língua portuguesa.

Mas há quem lute por transformação. A OMUNGA Grife Social e Instituto tem atuado na região com projetos que incentivam a leitura, a escrita e a democratização do acesso aos livros. A instituição atua em áreas isoladas, com pouca presença de organizações sociais, como o sertão do Piauí, o interior de Roraima e até em Angola.

No Vale do Javari, a OMUNGA planeja construir a primeira biblioteca pública de Atalaia do Norte, um gesto simbólico e poderoso em meio à escuridão que ameaça o futuro de tantos jovens.
Conheça e apoie essa iniciativa em: omunga.com.br
.Enquanto isso, nas madrugadas manauaras, o problema urbano também se intensifica. Nos cruzamentos entre a Avenida Coronel Teixeira e a Avenida Brasil, o cenário se tornou insuportável.

Essa região, que leva ao cartão-postal Ponta Negra, tem sido invadida todas as noites por grupos de usuários e motoqueiros, transformando o espaço público em um território de medo e insegurança.

A polícia tenta agir, mas a falta de efetivo e estrutura faz com que a situação piore a cada dia.A Amazônia, coração do Brasil, clama por políticas públicas sérias, por educação, cultura e esperança. Enquanto a omissão persistir, o tráfico continuará a ocupar o espaço que deveria ser da cidadania.

A Amazônia enfrenta uma crise crescente que une o avanço do crime organizado e a vulnerabilidade social da população, resultando em um ciclo de violência e abandono. O narcotráfico, em particular, tornou-se uma força destrutiva que explora a falta de presença do Estado e as fragilidades sociais para expandir suas operações. 

Por Almir Souza
Fonte Redação Fama
Foto AAS

Almir Souza

Aqui Amazônia Acontece

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo