A Revolução da Inteligência Artificial e o Mercado de Trabalho no Brasil

A Revista Fama Amazônica, por meio de suas pesquisas já apoiadas pela Inteligência Artificial (IA), tem analisado áreas que abrangem serviços e empregos no Amazonas e no Brasil. Utilizando o sistema de IA, chegamos rapidamente a conclusões relevantes sobre o tema.
De acordo com a PwC, o crescimento da IA não depende apenas do sucesso tecnológico, mas também da confiança e do desenvolvimento das pessoas para atuar com a tecnologia.
“O que mais chamou a atenção foi perceber o quanto estão evoluindo as habilidades exigidas nos empregos relacionados à IA. Funções mais expostas à tecnologia tendem a apresentar maiores mudanças de competências ao longo dos anos, indicando um cenário em constante adaptação”, destaca Almir Souza, redator da Revista Fama Amazônica.
Sobre a PwC
A PwC é uma rede global de firmas presente em 149 países. Atua no Brasil há 110 anos, com mais de 370 mil profissionais especializados em auditoria e asseguração, consultoria tributária e consultoria de negócios.
Empregos: Automatizados e Aumentados
Nas ocupações mais expostas à IA, os empregos podem ser classificados em dois grupos:
Automatizados: quando parte das tarefas pode ser realizada pela IA.
Aumentados: quando a IA apoia o trabalho humano, aumentando sua produtividade.
Em ambos os casos, o número de empregos cresceu em todos os setores — embora os aumentados geralmente cresçam mais rápido.
“Diferentemente do que o mercado global sinaliza, identificamos no Brasil um aumento nas vagas, mesmo em funções altamente automatizáveis. Isso indica que a IA está sendo usada para aumentar a produtividade, e não apenas para reduzir custos”, explica Camila Cinquetti, sócia responsável pela consultoria de Workforce na PwC Brasil.
As habilidades exigidas nesses empregos estão mudando ano a ano, demonstrando maior complexidade e novas competências necessárias para atuar com IA.
IA no Agronegócio
No Brasil e no mundo, o agronegócio se destaca com o maior crescimento de vagas de emprego expostas à IA.
Empregos aumentados: alta superior a 600%, com a IA apoiando especialistas em atividades que exigem julgamento humano.
Empregos automatizados: aumento acima de 400%, em funções cujas tarefas podem ser executadas pela tecnologia.
“Os dados demonstram uma forte alavanca da IA no agronegócio, impulsionada pelos avanços na agricultura de precisão e na agricultura inteligente”, avalia Camila Cinquetti.
IA no Atacado e Varejo
O setor de Atacado e Varejo no Brasil registrou crescimento de 300% nas vagas que exigem uso automatizado da IA. Esse aumento reflete a sólida demanda por processos orientados por tecnologia, impulsionada pela ascensão do comércio eletrônico e por soluções de atendimento ao cliente baseadas em IA.
por Almir Souza Redator
Fonte Redação Fama
Foto AAS