Turismo Sustentável e Preservação da Amazônia

Fama Amazônica Apresenta: O Estande Brasil na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas
Idealizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae, o Estande Brasil foi um dos destaques na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Localizado na zona verde (Green Zone) do evento, o espaço de 200 m² será palco de palestras e debates sobre temas cruciais para o desenvolvimento do turismo global, com ênfase especial no Brasil, que sediará a COP 30 em 2025.
Os visitantes do Estande Brasil poderão participar de uma programação diversificada, incluindo painéis e workshops que abordam desde o apoio ao financiamento verde até soluções de crédito para projetos turísticos sustentáveis. O espaço também apresentará as belezas e os atrativos naturais do Brasil, promovendo o turismo como uma ferramenta para a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico.
Compromisso com a Sustentabilidade
“O estande será um ponto de encontro para líderes globais, especialistas e investidores, incentivando iniciativas que impulsionam o turismo sustentável e a economia verde na Amazônia, ratificando o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, principalmente na Região Amazônica”, destacou o Secretário de Infraestrutura de Turismo, Carlos Henrique, durante a abertura oficial do espaço.
A programação do Estande Brasil está alinhada ao Acordo de Paris e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco na sustentabilidade e resiliência do turismo diante das mudanças climáticas. Serão discutidas práticas empresariais e políticas para a descarbonização da economia brasileira, bem como o empoderamento de comunidades locais por meio do turismo sustentável.
Histórias de Sucesso das Comunidades Amazônicas
A um ano da COP 30, que ocorrerá em Belém, no Pará, o Estande Brasil dedicará um painel especial às histórias de sucesso que transformam vidas de comunidades amazônicas. Este painel explorará como a participação coletiva pode contribuir para a proteção da Amazônia, destacando iniciativas locais que promovem a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Diálogos Bilaterais Brasil-EUA
Em um evento inédito, o Estande Brasil será palco de discussões bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, focando em inovação política global e estratégias para zerar as emissões de gases de efeito estufa. Estas discussões buscarão avanços conjuntos no enfrentamento das mudanças climáticas.
Agenda da COP 29
Desde a COP 21, as conferências passaram a incorporar a “Agenda de Ação”, mobilizando governos, setores privados e organizações da sociedade civil para implementar soluções concretas para o clima. Durante a COP 29, o dia 20 de novembro foi dedicado ao tema “Urbanização, Transporte e Turismo”, com uma plataforma de diálogo de alto nível. Três mesas redondas focarão em medição e descarbonização, financiamento, soluções inovadoras e adaptação.
Além disso, será reconhecido formalmente o Quadro Estatístico para Medir a Sustentabilidade do Turismo, adotado pela Comissão de Estatística das Nações Unidas.
por Almir Souza-Redator Hacker Free Lancer
Fonte Redação Fama
Foto AAS