Manaus

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. A Coordenação de Pesquisas (COPES) busca contribuir com o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Amazônia, estimulando a produção científica e tecnológica, por meio de ações em focos prioritários de pesquisas capazes de atender as demandas da sociedade.

Amazon ECO SIGHT

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia suas atribuições, está empenhada em acompanhar e avaliar o progresso das atividades de pesquisa e propor medidas para sua melhoria, incluindo aquelas relacionadas a novas fronteiras do conhecimento e promover a implantação e execução de projetos de pesquisa e programas integrados com outras instituições, além de consolidar os resultados dos projetos, programas e redes de pesquisa.

TELECOMAM Rádiocomunicação

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Assim, a COPES coordena e gerencia as atividades técnico-científicas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA),em consonância com políticas e diretrizes estratégicas em CTI&C promovidas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC).i.

nstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. As pesquisas foram alocadas em quatro focos institucionais: Biodiversidade, Dinâmica Ambiental, Sociedade, Ambiente e Saúde, e Tecnologia e Inovação.

ii. O INPA instituiu um conjunto de laboratórios temáticos institucionais (Biologia Molecular; Solos e Plantas; Geoprocessamento de imagens; Química de Produtos Naturais, Biotério Central e Microscopia Eletrônica). A instituição mantém, ainda, um Programa de Coleções e Acervos Científicos, que contém um dos maiores acervos da flora e fauna amazônica, abrangendo micro-organismos, vertebrados (anfíbios, répteis, peixes, aves e mamíferos), invertebrados (não insetos), insetos e herbário.

iii. Espera-se que as atividades de P & D do INPA possam desenvolver-se de forma mais harmônica e integrada, atendendo com mais presteza a economia e a sociedade da região.

iv. Ao longo dos seus 64 anos de existência, o Instituto tem acumulado um enorme conhecimento científico sobre a região Amazônica e por seus valiosos trabalhos, constitui-se como uma instituição de referência mundial sobre a biodiversidade e os Ecossistemas Amazônicos, e é considerado o maior centro de pesquisas de biologia do planeta.

v. No final da década de 90, o INPA teve seu laboratório de biologia molecular incluído entre os 25 laboratórios brasileiros, pertencentes ao Projeto Genoma Nacional, o que impulsionou significativamente a área molecular do instituto. Coleções científicas e de bioprospecção.

vi. Tem atuado em pesquisas básicas e aplicadas, graças à captação de recursos externo ao INPA, seja ela da Comunidade Europeia (PPG7), Fundos setoriais (CT Amazônia, Biotec3, Saúde) Editais de diferentes modalidades gerenciados pelo CNPq, FAPEAM, MS e estudos multicêntricos.

vii. Além de ser uma das instituições de maior volume de produção científica tradicional (artigos científicos, livros e capítulos, resumo em congresso, entre outras) da região Norte.

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas
Foto: Portal Gov.

Almir Souza

Aqui Amazônia Acontece

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo