A história do livro através do tempo

A história do livro através do tempo. Você já parou para pensar em como o livro surgiu? Ou como eram os primeiros livros da história? O livro, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro! A partir dela, a produção barateou, fazendo com que os livros pudessem alcançar muito mais pessoas ao redor de todo o mundo! Essa popularização, modificou a educação, democratizou a comunicação e marcou o fim da Idade Média! Mas até chegar a esse ponto, muita coisa aconteceu através do tempo…
As primeiras formas de expressão
Desde que o homem é homem, ou seja, há mais ou menos 1 milhão de anos, ele vem deixando marcas de sua passagem pelo mundo. No início, na época das cavernas, os homens primitivos já registravam, ao seu modo, o cotidiano. Eram as chamadas pinturas rupestres, que já indicavam que, desde o princípio, o ser humano tinha noção de proporções e senso artístico. No entanto, só foi possível registrar a história do homem, de fato, após o surgimento da escrita. Ou seja, a partir de 5 mil anos atrás.
O surgimento da escrita e os primeiros livros
Com o surgimento da escrita, o ser humano passou a conseguir registrar sua história por meio de documentos e dos primeiros livros. No entanto, nessa época, os livros ainda eram muito diferentes do que estamos habituados a ver hoje, pois dependiam dos materiais que cada sociedade tinha à sua disposição. Na região do Oriente, foram encontrados os primeiros livros, feitos pelo povo sumério, a partir do barro, na forma de pequenas lajotas.
Os Primeiros Livros do Mundo
Enquanto isso, os egípcios, povo vizinho aos sumérios, escreviam seus livros sobre papiro, formando rolos de até 20 metros de comprimento! A maior biblioteca da Antiguidade foi a de Alexandria, com 700 mil livros em rolos de papiro.
Por sua vez, os indianos aproveitaram a abundância de palmeiras no país, para produzir seus livros nas folhas dessa planta. Para isso, eles cozinhavam as folhas em leite, secavam e escreviam nelas com instrumentos pontiagudos. Depois disso, passavam fuligem sobre as folhas para que a escrita ficasse mais nítida. As folhas eram costuradas umas às outras e pedaços de madeira eram pregados para servir de capa. Essa forma de livros ainda é comum em alguns países asiáticos.
A história do livro através do tempo. Aqui na América, antes da chegada de Colombo em 1492, astecas e maias já faziam livros a partir da entrecasca das árvores, material macio encontrado entre a casca e a madeira. Os livros tinham formato de sanfona e, por isso, eram chamados sanfonados.
Os livros como conhecemos hoje
Os livros como estamos habituados a ver hoje nas estantes, com páginas costuradas, começaram a aparecer em Roma, há mais ou menos 2 mil anos atrás. Mas, diferentemente de hoje em dia, eles eram feitos de madeira encerada, sendo muito pesados e não ultrapassando 10 páginas. Neles, os romanos faziam seus rascunhos, já que o material permitia a correção e o reaproveitamento. Quando o texto era concluído, passavam a limpo sobre papiros.
Com a invenção do pergaminho, houve um grande progresso na fabricação dos livros. Embora fosse um material bem caro, ele permitia que se escrevesse dos dois lados, além de ser possível dobrar e costurar suas folhas, fazendo com que os livros ocupassem menos espaço. Outra importante invenção foi a caneta, permitindo a produção de cada vez mais livros.
Foi em 1440, quando Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis, já existiam outros tipos de impressão, porém mais complexos. Mas foi essa invenção, junto com a difusão do papel, que possibilitou a popularização dos livros, democratização da educação e desenvolvimento da imprensa!
O poder dos livros!
A história do livro através do tempo. Desde então, os livros têm sido instrumento fundamental no desenvolvimento intelectual e espiritual de pessoas por todo o mundo! É através das páginas dos livros que podemos conhecer diferentes histórias, realidades, pessoas e culturas sem precisar sair do lugar! E não precisamos nem falar o quanto a Leiturinha acredita e investe no poder da leitura, não é? Somos completamente apaixonados por tudo que envolve este universo e só temos o que comemorar e agradecer à todas as pessoas que tornaram o livro algo tão popular e próximo da vida de pequenos e adultos por toda a parte do planeta! Viva os livros!
por Almir Souza-Redator Hacker Free Lancer
Fonte Redação Fama
Foto AAS