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Como montar um brechó

Apresentação de Negócio. Como montar um brechó. O brechó é um negócio direcionado à compra e venda de artigos usados, principalmente produtos relacionados ao vestuário masculino, feminino e infantil. É uma das mais antigas atividades comerciais.

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É possível relacionar a origem dos brechós aos “mercados das pulgas” na Europa, onde se podia comprar e vender praticamente tudo. Entretanto, ressalta-se que em países como a China, índia e Bangladesh o comércio de usados existe a milênios.

No Brasil, o termo brechó surgiu em virtude de um mascate chamado Belchior que vendia produtos de segunda mão no Rio de Janeiro. O lugar se popularizou e as pessoas adaptaram o nome Belchior para Brechó. A partir daí o termo passou a ser usado para denominar os locais que vendiam produtos usados, principalmente roupas, acessórios e calçados.

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Antes tido como sinônimo de peças desgastadas e fora de moda, hoje os brechós estão em alta e são vistos como uma tendência descolada e sustentável. Nos brechós atuais se comercializa artigos limpos, bem conservados, semi-novos e com preços acessíveis. Compras em brechó possibilitam economia que vai até 80% em relação às lojas tradicionais.

Populares na Europa e nos Estados Unidos, essas lojas já conquistaram seu espaço no mercado brasileiro. Seja pelo estilo “Vintage” que atrai muitos adeptos pela nostalgia e qualidade de peças antigas, normalmente datas de 20 ou 30 anos de idade, seja pela contribuição desse negócio com a sustentabilidade. estão conquistando..

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E possível encontrar nesse ambiente democrático uma grande variedade de peças originais a preços tentadores. O brechó atende a todas as classes sociais, com interesses que variam desde a procura por marcas famosas até a economia na aquisição de produtos. Os clientes dos brechós são encontrados em todas as idades, independente de sexo e de poder aquisitivo.

O brechó é um negócio direcionado à compra e venda de artigos usados, principalmente produtos relacionados ao vestuário masculino, feminino e infantil. A aquisição das peças que serão comercializadas por intermédio de garimpo em bazares ou até mesmo diretamente com os clientes da própria loja.

A divulgação do brechó é de extrema importância para a aquisição das peças. As redes sociais são grandes aliadas nessa estratégia, através de parcerias com influenciadores digitais,por exemplo.

E a criação de perfis de lojas utilizando as ferramentas de social commerce (comércio nas redes sociais) em plataformas como Instagram e Facebook, são formas de trazer a presença digital para seu Brechó, além das possibilidades de marketplace especializados, que são cada vez mais comuns, mostrando que é uma tendência a venda de roupas usadas.

Fonte: SEBRAE-AM
Foto: Djalma Junior

Almir Souza

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