Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. A Coordenação de Pesquisas (COPES) busca contribuir com o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Amazônia, estimulando a produção científica e tecnológica, por meio de ações em focos prioritários de pesquisas capazes de atender as demandas da sociedade.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia suas atribuições, está empenhada em acompanhar e avaliar o progresso das atividades de pesquisa e propor medidas para sua melhoria, incluindo aquelas relacionadas a novas fronteiras do conhecimento e promover a implantação e execução de projetos de pesquisa e programas integrados com outras instituições, além de consolidar os resultados dos projetos, programas e redes de pesquisa.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Assim, a COPES coordena e gerencia as atividades técnico-científicas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA),em consonância com políticas e diretrizes estratégicas em CTI&C promovidas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC).i.
nstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. As pesquisas foram alocadas em quatro focos institucionais: Biodiversidade, Dinâmica Ambiental, Sociedade, Ambiente e Saúde, e Tecnologia e Inovação.
ii. O INPA instituiu um conjunto de laboratórios temáticos institucionais (Biologia Molecular; Solos e Plantas; Geoprocessamento de imagens; Química de Produtos Naturais, Biotério Central e Microscopia Eletrônica). A instituição mantém, ainda, um Programa de Coleções e Acervos Científicos, que contém um dos maiores acervos da flora e fauna amazônica, abrangendo micro-organismos, vertebrados (anfíbios, répteis, peixes, aves e mamíferos), invertebrados (não insetos), insetos e herbário.
iii. Espera-se que as atividades de P & D do INPA possam desenvolver-se de forma mais harmônica e integrada, atendendo com mais presteza a economia e a sociedade da região.
iv. Ao longo dos seus 64 anos de existência, o Instituto tem acumulado um enorme conhecimento científico sobre a região Amazônica e por seus valiosos trabalhos, constitui-se como uma instituição de referência mundial sobre a biodiversidade e os Ecossistemas Amazônicos, e é considerado o maior centro de pesquisas de biologia do planeta.
v. No final da década de 90, o INPA teve seu laboratório de biologia molecular incluído entre os 25 laboratórios brasileiros, pertencentes ao Projeto Genoma Nacional, o que impulsionou significativamente a área molecular do instituto. Coleções científicas e de bioprospecção.
vi. Tem atuado em pesquisas básicas e aplicadas, graças à captação de recursos externo ao INPA, seja ela da Comunidade Europeia (PPG7), Fundos setoriais (CT Amazônia, Biotec3, Saúde) Editais de diferentes modalidades gerenciados pelo CNPq, FAPEAM, MS e estudos multicêntricos.
vii. Além de ser uma das instituições de maior volume de produção científica tradicional (artigos científicos, livros e capítulos, resumo em congresso, entre outras) da região Norte.
Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas
Foto: Portal Gov.